Translate

domingo, 11 de março de 2012

Jonas - 1

(Jonas 1:1) - E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
(Jonas 1:2) - Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
(Jonas 1:3) - Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Amados o que podemos dizer de Jonas até aqui, o que podemos dizer de nós até aqui, quantos de nós ouvimos a palavra de Deus, claramente, quantos de nós sabemos o que Deus quer de cada um, o nosso chamado - nosso ministério - nossa postura - nosso testemunho - nosso estilo de vida.

Enquanto escrevia li um artigo sobre o caráter de Jonas e o escritor descreve Jonas como “Obstinado” nos versículo 01 ao 03 do capitulo 01, o que quer dizer muito teimoso; persistente; firme; inflexível; bom o que podemos ver é que Jonas foi obstinado a fugir da presença de Deus, sofreu conseqüências e fez com que outros passassem por situações a qual não precisavam passar.  Quantos de nós estamos obstinados como Jonas?! Sabemos o que fazer, sabemos como fazer, sabemos que precisamos mudar, sabemos como mudar, decisões, posturas, testemunhos, linguagem... obstinados a fugir do que é certo e continuarmos no erro, fugir da presença / do querer de Deus e irmos da direção onde achamos ser a melhor, não abrimos mão do nosso querer para obedecer a Deus, cantamos louvores: “que diminua eu para que Tu cresça em mim”, mais na hora de escolher qual a vontade que será obedecida esquecemos que o melhor é obedecer do que sacrificar.

Quantas vezes eu já falei para Deus beleza é assim que você quer, mas assim eu não quero / enquanto não mudar isso / acontecer aquilo eu também não faço Sua vontade, é Deus quem tem sofrido? vivido as conseqüências de uma decisão contraria a Dele? e é Deus que tem deixado de desfrutar o que de melhor se tem para viver? Não! sou eu que por causa da teimosia por ser inflexível ao querer de Deus que estava vivendo, indo a lugares tendo uma postura, decisões, testemunhos totalmente contrários a vontade Dele, daí passamos a dar voltas, pagamos preço assim como Jonas pagou por uma passagem por uma viagem que não era seu destino assim somos nós assim fui eu querendo estar em lugares / com pessoas que não era o que Deus tinha para minha vida, sabe o que consegui sendo desobediente ou melhor obstinada a fugir da presença de Deus: lutas, decepções, frustrações, morte espiritual e por conseqüência fazendo com que as pessoas que me amavam  sofressem também. Assim como Jonas.

Vamos ver:
(Jonas 1:4) - Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
(Jonas 1:5) - Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
 (Jonas 1:9) - E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
 (Jonas 1:12) - E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
 (Jonas 1:15) - E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
(Jonas 1:17) - Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Toda ação tem uma reação, um acerto um erro teremos conseqüência dessas atitudes/decisões e assim com Jonas não foi diferente ele fugindo da presença de Deus o navio e os outros homes que ali estavam enfrentaram uma grande tempestade, conhecemos ou vivemos isso por tomar a decisão errada um estilo de vida que não seja a de andar com Deus nos caminhos que leve a vida, deixamos permitimos que pessoas próximas amadas, amigos, irmãos, pais, mães sofram atravessem por situações angustias medos e assim como Jonas mediante a situação se encontrava dormindo muitos permanecem nessa condição dormem, amados não podemos dizer que Jonas descansava no Senhor seria contraditório eu fujo da presença de Deus e descanso nele, particularmente Jonas se encontrava nesta condição, pois não somente fugiu como não queria obedecer o que Deus o mandara fazer e quando nos encontramos nesta situação pode vir o que for que não distinguimos o sobrenatural de Deus não vemos mais com os olhos espirituais seja qual for a situação é só num mau tempo uma falta de sorte, ah mais fulano está orando fulano esta buscando – ok mas me deixa  descansar, me deixa  curti o que tenho para viver e depois quanto tudo passar eu vejo o que faço se dá para fazer alguma coisa, passamos a contar com a sorte não temos mais a revelação do espírito de Deus e a palavra por si só ela mata a palavra sem revelação de Deus ela mata, estou falando isso por experiência própria, no ano de 1998 fui para igreja aceitei Jesus e me batizei e agora? Me lembro como hoje meu primo também recente convertido me fez uma pergunta? Pira aceitei Jesus estou indo para igreja mas todo domingo é a mesma coisa: aceitar Jesus / aceitar Jesus, pho eu já aceitei e agora?! No começo, cheguei a dizer a frase cara como as pessoas são incessíveis a mensagem foi tão boa que dá vontade de levantar a mão e ir lá na frente aceitar  Jesus de novo... mas isso foi passando as lutas surgindo e eu precisava de alimento armas para saber como lidar com tudo o que vinha, palavra, bíblia, livros, conversas, situações, estudos, revelações e quando dei por mim já não estava mais na presença de Deus (não que Deus tenha tirado sua mão protetora sobre minha vida, mas sim porque eu já não estava andado segundo a vontade e o querer de Deus) porque a minha sede e por mais acabei pulando Deus, oh você fica aí porque daqui para frente eu já sei andar sozinha, já tenho discernimento suficiente para entender a vida espiritual e a vida carnal. E assim foi fora da presença de Deus comecei a fazer tudo o que é contra sua vontade, e comecei a fazer o que o mundo me oferecia, sabe a expectativa de Deus e a expectativa do diabo, pois é frustrada, mas fazendo tudo que eu queria, doente, mas eu que estava no controle, perdida, mas dona da minha vida. Mas Deus é misericordioso demais, sempre tive, tenho o sonho de me tornar mãe ter minha família – para resumir eu tive um relacionamento serio de + ou – 06 anos que em outro momento compartilho com vocês este relacionamento não foi o que Deus tinha como propósito e daí por diante minha vida relacional ficou na espera no aguardo no Tempo de Deus (posso dizer isso hoje) porém a uns anos atrás deu a “louca da Xuxa” vou ser mãe solteira resolvi (isso afastada tá gente) vou pular o marido quero um filho e pronto, queridos foi o tempo de seca – rsrs – todos sabemos como é a noite carioca oh em casas de show lotadas todo mundo saindo ficando com todo mundo e eu ia e voltava pra casa sozinha, fui comemorar meu aniversario numa churrascaria três ambientes monte de gente bonita minha tia do meu lado com meu tio chegou uma rapaz e pediu para ficar com ela e eu?! invisível!! rsrs  - hoje eu creio que é a mão do Senhor mesmo quando estamos fugindo obstinados não ouvir e cumprir o seu chamado. Amados numa decisão dessa um filho é benção com certeza, mas e as doenças e o envolvimento com quem você sequer conhece. Oh eu, meu irmão (hoje homem de Deus andado nos caminhos e cumprindo seu chamado) e meu primo homem de Deus (afastado) temos muito testemunhos de uma vida fora da presença de Deus (vasos de barros + vasos de honra – de barro + de honra) e hoje para honra e gloria de Deus homes e mulheres restituídos e testemunho de uma nova vida (vasos de barros + vasos de honra) amem?!

Amados assim como Jonas quando me perguntavam e ai quem é você? sou evangélica sirvo a um Deus vivo mais não abro mão de viver minha vida para ser como esses crentes caretas eu curto minha vida – reino em vida.

E a tempestade esta lá / as lutas permanecem e as pessoas que te amam que estão próximas conseguem enxerga que você precisa de uma atitude mesmo que essa atitude te leve ao fundo, te levem ao mar, te levem para o ventre de um grande peixe.

(Jonas 1:9) - E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
 (Jonas 1:12) - E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
 (Jonas 1:15) - E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
(Jonas 1:17) - Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Minha mãe foi até minha casa para conversar, (onde morava com minha prima/Irma amada e minha duas afilhadas, eu tinha uma lanchonete na cidade de Itaperuna/RJ e achei que aquele ano minha vida ia dar um rumo ou até que enfim chegou meu momento - me agarrei numa frase do meu irmão Deus te trouxe até a cidade onde você foi embora humilhada agora para te exaltar - bom partido jovem empresaria) e ao contrario do que eu imaginava minha vida estava de cabeça para baixo a loja não lucrava o dinheiro estava acabando, contas acumulando e dividas aumentando, a tempestade estava ao ponto de quebrar o navio, ai minha mãe vem falar de Deus, hum aqui mãe fica feliz a palavra não diz que existe o filho da benção e o filho da maldição pois bem seu filho da benção você já tem eu sou o da maldição – me joga no mar – a tempestade vai passar vocês vão seguir viagem tranqüilos. Acredito que neste momento a minha família tenha parado de tentar resolver no natural o problema e começaram a orar. Em outra oportunidade estarei dando o testemunho sobre esta situação com mais detalhe, o que quero tirar dela e quando Jonas foi lançado ao mar, depois dessa conversa com minha mãe a tempestade no natural cessou, daí passou a ser só Jonas e o mar até que Deus preparou um grande peixe onde Jonas esteve.

Foram dias que passei sem saber o que fazer como recomeçar, o que fazer, por mim não tinha mais como fazer nada, porque Deus estava fazendo aquilo comigo novamente? Porque Ele não me tirava a vida? Então sonhos, anos e  nada e aí?! Deus me deu um sonho em uma festa onde todos da minha família pessoas próximas amadas estavam reunidas e eu no meio desta festa estava apanhado de uma mulher, minha mãe meu irmão faziam como que se fossem me tirar, mas era como algo os impediam de chagar até mim, foi quando chegou minha amiga enviada por Deus e me tirou das mãos da mulher que me batia, depois deste sonho comecei a lembrar do amor da palavra de Deus, sabe um louvou “fala comigo fala Senhor” minha cunhada ouvia aquilo auto como me incomodava a princípio me trazia ira depois me trazia paz. E aí amados que as coisas ficaram violentas o diabo estava numa fúria a qual se levantaram situações que minha família que orava por mim foi contra a mulher que Deus levantou para me ajudar a caminhar a me tirar daquela condição o diabo foi tão sujo que usou das minhas dores e fez com que minha família acreditasse em tamanha mentira, mas Deus é Deus e é dessas situações onde nos encontramos totalmente carecidos de sua graça é na barriga do peixe, no fundo, aí é exatamente  que deixamos Deus ser Deus, o único Deus de nossas vidas.

(Jonas 2:1) - E OROU Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
(Jonas 2:2) - E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Então é assim se buscar primeiro o reino dos céus todas as coisas serão acrescentadas?! Daí passei a buscar orar ao Senhor, Deus começou a me levar a lugares desconhecidos o sobrenatural, o destino de Jonas era Nínive, o meu a cidade de Itaperuna (Igreja Envagélica Agape Worship) lembra da frase do meu irmão “Deus te trouxe até a cidade onde você foi embora humilhada agora para te exaltar”.
Sabe o que Deus me fez entender hoje com olhos espirituais, exaltar uma mulher de Deus e não uma Patricinha, exaltar o nome de Deus, crescimento sim espiritual, ministerial... pois hoje estou buscando a viver e experimentar a boa perfeita e agradável vontade de Deus. Amem?!

Amados! Darei continuidade nesta palavra, por hoje encerrarei, espero que Deus venha falar profundamente no coração de cada leitor, como diz a palavra do Senhor tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Eu creio que Deus permita passarmos por algumas experiências para assim sermos cooperadores de sua obra e que através de testemunho de vida leve conforto, paz esperança e resgate de vida, por que não dizer que tudo que Deus faz é bom tudo tem um propósito, me sinto feliz de poder contribuir com Deus, pois é o mínimo por tudo que Deus tem feito em minha vida.

Graça e Paz a todos!
“coisas maiores estão por vir... coisas maiores Deus fará...”








Patrícia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário